Grave greve…

A França está em greve. Futuros aposentados travam guerra contra a reforma da previdência proposta por Tio Sarkozy. Além da greve que diminui o número de metrôs  já durar mais de um mês, acontecem também algumas manifestações por todo o país, essas, com data e hora para começar e acabar. Greve de primeiro mundo é organizada!

Hoje teve manifestação e por isso nem passei perto da faculdade. Além de saber que viraria sardinha mais uma vez a caminho de Saint-Denis, estudo num lugar altamente esquerdista, sempre um  dos primeiros a aderir às manifestações. Foi assim também na terça-feira passada mas, ao contrário de hoje, semana passada fazia um dia lindo e eu estava na disposição de passear! Então resolvi dar um pulinho ali no Jardin du Luxembourg, comprar um sanduíche e fazer meu almoço por lá mesmo.

Quando desci do metrô, me vi no meio da manifestação! Pelo menos eu achava que estava no meio…

Movimentação pró-greve na Rue de Rennes

Pois bem, burguesinha alienada que sou, como muitos vão bravatear por aí, peguei minha baguete e segui para o jardim! Comi, ouvi música, li revista, li livro (é tão burguesinha e tão alienada que comprou “Comer, Rezar e Amar” em francês) e resolvi continuar o passeio…

Dando continuidade à saga pelo melhor macaron...

...no Luxembourg Tênis Clube!

Saí do jardim e desci o Boulevard Saint Michel aproveitando que as ruas tavam fechadas por causa da manifestação. Quando cheguei no cruzamento com a Saint Germain, aí sim estava no olho do furacão! Os manifestantes se dividiam em blocos, cada um com seu “grito de guerra”, carro de som, tambores… E tinha gente de todas as faixas etárias! Acho que foi a primeira vez que vi uma manifestação popular assim “ao vivo”! E os adolescentes? Vários, de idades em que, no Brasil, estariam preocupados em ir pro Mc Donalds da Savassi na sexta-feira (acho que o point mudou pro Pátio Savassi agora…). Achei bem legal fazer parte, mesmo que só como espectadora, de algo tão importante pras pessoas do país onde escolhi morar.

Amanhã a vida já deve voltar (mais ou menos) ao normal, ou seja, efeito sardinha no metrô, alunos de camiseta do Che na porta da faculdade panfletando e ausência de sabonetes nos banheiros!!! Sobre a faculdade escrevo depois!!! À plus!

Anúncios

9 Comentários

Arquivado em Uncategorized

9 Respostas para “Grave greve…

  1. Marize

    Oi Lú… Estamos morrendo de saudades dócê…
    estamos te acompanhando, viu?!

    bijinhos

    Gláucia e Marize

  2. Que delícia esse blog! Ótima idéia ir contando suas aventuras em Paris. Eu como amante eterna dessa cidade e muito simpatizante de quem o escreve, passarei com certeza a ler les nouvelles de Lulu.
    Bonne chance et tients nous au courrant!
    Amitiés,
    Mariana Tavares

  3. Biggy

    Adorei o update, já estava com sarda das novidades! Realmente as greves aí são mais evoluídas, principalmente se não acabarem em pancadaria.
    Boa sorte na busca do melhor macaron! Vou buscar dicas de entendidos do assunto para ajudar nessa nobre tarefa!
    Xo

  4. Mamma

    Melhor Macaron? Ladurè!!! Magnifiques!
    Só lembre-se de que eles são feitos e cuidado, pois o ministério da saúde adverte: açúcar, açúcar… Beijocas e pense em mim quando comer o próximo!
    Mamma

  5. Alê

    Oiiiiiiiiiiii, Lukinhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!
    Nossa nada mau heim, pra quem acabou de chegar já se deparar com uma greve, sim gente , uma greve é uma coisa super legal ela está em Paris, e em Paris até pisar na merde é legal…kkk salve os créditos para a C.Guerrera.
    Lú adoro quando vc cita os nomes das ruas eu me transporto e faço os caminhozinhos Phophos…
    Beijo pretinha.

  6. Mônica Damásio

    Ei sobrinha,
    estou acompanhando suas aventuras e me deliciando….sem açucar…cuidado!
    Saudades, amamossssss você.
    Titia e Trio

  7. Lu Vaz

    Isso aí, gata, mantendo o glamour até durante a greve!! Me mata de orgulho essa menina! hahahah…

  8. Simone

    Luuu!!!
    Que aventuras hen!! Nada como manifestações européias. Se você aqui no Brasil ia ter polícia, bala de borracha, fumaça etc.
    Pelo menos aí tem tanto coisa bonita que dá pra escapar né!!
    Saudades
    Bjos
    Simone

  9. Murena

    Lulu em luxemburg!!!!
    tres chique!
    Saudades …..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s